A Herança Templária nos EUA

Extraído de: Maçônica Americana, Volume II, Maio de 1985… Devoção ao Cristianismo…

A NOSSA HERANÇA TEMPLÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS por Ned E. Dull, Eminente Grão-Mestre, 1982-1985 Grande Acampamento dos Cavaleiros Templários, EUA

Os Templários dos Estados Unidos existem de uma forma ou de outra há 239 anos. A primeira data registada para a atribuição da Ordem do Templo no continente norte-americano é 28 de agosto de 1769, quando o Capitão William Davis, um Past Master, recebeu a honra. Em 11 de dezembro daquele mesmo ano, Paul Revere foi nomeado cavaleiro e, em 14 de maio de 1770, o general Joseph Warren recebeu a Ordem do Templo.

Durante os primeiros anos dos Templários na América do Norte, nenhum corpo soberano foi formado e nenhuma unidade homóloga foi alcançada entre os menos de 500 Cavaleiros conhecidos em todas as colónias (e mais tarde nos estados). Mas na década de 1790, depois que o Tratado de Paris foi assinado e os Estados Unidos olharam para o futuro e relações mais amistosas com a Grã-Bretanha, vozes templárias foram levantadas e a questão da consolidação proposta estava em Charleston, Carolina do Sul, ativo em 1780 e talvez antes. Outros acampamentos localizavam-se ao longo da costa atlântica. Em 1800, os Cavaleiros Templários de Nova Londres, Connecticut, participaram de cerimónias de louvor ao general George Washington, e há registos históricos de atribuição das Ordens no mesmo ano em Filadélfia e Nova York.

Um Acampamento de Cavaleiros da Cruz Vermelha foi organizado em Boston em 1801. Em 1802, um Acampamento de Cavaleiros Templários foi organizado em Providence, Rhode Island. Nos anos seguintes, novos acampamentos foram formados em Massachusetts, Maine, Maryland, Virgínia, Delaware e outros estados do sul e nordeste.

O Cavaleiro Templário nos Estados Unidos tornou-se um corpo supremo em 1816, o Grande Acampamento Geral dos Cavaleiros Templários, e a sua primeira reunião em Filadélfia foi um fracasso, tendo os seus delegados reunido mais tarde em Nova York em 20 e 21 de junho de 1816. Nesta reunião os representantes de “oito Conselhos e Acampamentos de Cavaleiros Templários e Ordens Anexas” juntaram-se com o objetivo de adotarem uma Constituição e elegerem os oficiais até a próxima reunião em 1819. DeWitt Clinton (ex- senador dos EUA e na época prefeito de Nova York) foi eleito Grão-Mestre e recebeu o controle soberano dos Templários nos Estados Unidos.

Entre 1816 e 1832 foram reconhecidos os poderes e autoridade do Grande Acampamento. Houve, é claro, alguns acampamentos que permaneceram no início fora do Grande Acampamento Geral, mas à medida que o novo corpo supremo cresceu, estes diminuíram e, eventualmente, procuraram e obtiveram participação em um corpo soberano. A Constituição adoptada em 1816 convocou uma reunião do Grande Acampamento Geral a cada sete anos. Em 1819, no entanto, o segundo Conclave reuniu-se em 16 de setembro e aprovou uma resolução para alterar a Constituição e mudar o tempo entre as reuniões de sete para três anos.

Os anos 1832-1835 Scully chama-os de “Período de Atividade Anti-Maçônica”. William Morgan desapareceu logo após a publicação de sua Exposição da Maçonaria em 1826, e esse desaparecimento atribuído aos maçons constituiu uma das maiores controvérsias da época. Nenhum novo Grande Acampamento foi formado entre 1827 e 1843. Por muito tempo após o caso Morgan, os maçons temiam por suas vidas se tentassem participar de uma Loja ou de qualquer reunião maçónica. De facto, vários Grandes Acampamentos ficaram adormecidos durante esse período. No quinto Conclave do Grande Acampamento Geral realizado em 29 de novembro de 1832, apenas 14 Cavaleiros estavam presentes. No entanto, nesse mesmo ano, Andrew Jackson, Past Grão-Mestre da Grande Loja do Tennessee, foi eleito presidente, e o Partido Anti-Maçónico sabia que havia fracassado. Um Grão-Mestre posterior, olhando para esses dias tempestuosos, falou por toda a Maçonaria quando disse: “a agonia acabou, a nação repudiou a anti-maçonaria e elegeu como presidente, Andrew Jackson, um maçom reconhecido, franco e bem conhecido. .”

De 1835 a 1856, a Maçonaria em geral e os Templários em particular testemunharam um “Período de Expansão”. O Ocidente abriu-se aos colonizadores, e era inevitável que também fosse aberto à influência da Maçonaria. Em 1853, os Templários chegaram à Califórnia e espalhavam-se por todo o continente. A supremacia do Grande Acampamento Geral foi estabelecida como o único corpo governante dos Cavaleiros Templários nos Estados Unidos. Em 1856, o número de membros aumentou para o surpreendente número de 4.710, em oposição aos 500 membros que existiam 40 anos antes.

Em 1856, veio o “Período de Revisão” e o Grão-Mestre William Blackstone Hubbard. Sob Hubbard, a Constituição foi revisada. Esta revisão não rejeitou a Constituição original, diz Scully – “Todas as principais prerrogativas e poderes sob os quais ela vinha atuando foram mantidas. A revisão, mantendo a autoridade e o poder dos diretores, estabeleceu com mais clareza seus limites e aplicação. Houve outras mudanças, embora as mais prontamente observadas tenham sido as mudanças nos nomes dos Grandes Órgãos e seus oficiais.” O Grande Acampamento Geral passou a ser conhecido como Grande Acampamento, os Grandes Acampamentos Estaduais como Grandes Comendas e os Acampamentos subordinados como Comendas . Desta vez foi a Guerra Civil colocando irmão contra irmão, mas a Ordem corria menos perigo de dissolução do que a república.

Um novo período de crescimento ocorreu de 1874 a 1916. Em 1916, na comemoração do centenário do Grande Acampamento, começou o “Período de Maturidade”, segundo Scully. E nos últimos anos os Templários conquistaram um lugar de respeito junto com os outros grandes ramos da Maçonaria no mundo. É especialmente importante notar que esta Ordem Cristã nunca sucumbiu a influências depreciativas momentâneas, mas continuou a manter sua posição e status soberanos.

Novamente os anos pós-Segunda Guerra Mundial trouxeram um novo incremento de membros que mais uma vez aumentaram continuamente até 1960, quando 398.564 membros foram listados nos registos anuais.

E enquanto houver homens que acreditem na Trindade e que vejam e estejam dispostos a corrigir os problemas do mundo, os Templários e toda a Maçonaria prosseguirão.

Referência: Knight Templar Magazine, março de 2008, página 16

 

LOGIN